Conselho Estadual de Educação inicia atividades para 2019

O Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE/RO) iniciou suas atividades em 2019 na última terça-feira (22) com uma sessão plenária ordinária, presidida pela presidente do órgão colegiado, professora Francisca Batista da Silva, que cumprimentou os conselheiros e deu as boas-vindas, afirmando que ” o papel que o CEE presta a sociedade rondoniense e a comunidade educacional é importante e se torna especial com a posse do novo governador Marcos Rocha e do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda Abreu.

Em uma breve explanação, a professora Francisca afirmou que o CEE tem se pautado em quatro fundamentos para sua funcionalidade. O primeiro é a análise das finalidades e competências dos sistemas estaduais de ensino e dos Conselhos Estaduais de Educação, sob a égide da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Nº 9.394/96.

O segundo apresenta a organização do Sistema Estadual de Ensino de Rondônia e as bases leais que norteiam o seu funcionamento.

O terceiro discorre sobre a evolução histórica do Conselho Estadual de Educação de Rondônia,a a partir de sua criação, como órgão pertencente ao então Território Federal de Rondônia, trata das bases legais que regem suas finalidades e competência, apresentando sua composição e relacionando suas principais ações realizadas nos últimos anos.

Finalmente, o quarto fundamento é a conclusão da análise apresentada, destacando a importância e o papel do CEE/RO para o Sistema Estadual de Ensino de Rondônia e para a sociedade civil rondoniense.

A sessão plenária contou com as participações de todos os conselheiros e a professora Francisca Batista desejou sucesso a todos para que Rondônia continue melhorando os seus indicadores educacionais, notadamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio , nos estabelecimentos da rede estadual de ensino de Rondônia.

REFORMA NAS INSTALAÇÕES

O prédio do CEE/RO passou no ano passado por uma ampla reforma e que foi inaugurada em dezembro. Todo o mobiliário foi trocado e o prédio ficou mais funcional e recebeu elogios por parte dos conselheiros.



Fonte
Texto: Antonio Queiroz
Fotos: Cristian Magno
Secom - Governo de Rondônia